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Educação Municipal

Educação de
qualidade

O município do Pilar vem passando por grandes transformações ao longo dos anos em relação aos indicadores de qualidade da educação em várias frentes de atuação, que levaram o município a se destacar em qualidade de ensino, como: o crescente número de alunos matriculados nas escolas; a merenda escolar de qualidade com o aumento de
refeições servidas; o aumento dos investimentos financeiros com repasses da complementação; o aumento das notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas três (3) últimas edições; o investimento em construção, reforma e ampliação de escolas; o uso da tecnologia aliada ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos; a aquisição e modernização de equipamentos e mobiliários; a implantação de escolas em tempo integral; a formação continuada de professores; o cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação; a

construção de um Complexo Esportivo; e a abertura da primeira escola bilíngue municipal do Norte-Nordeste em Pilar. No início da gestão do prefeito Renato Filho no ano de 2017, muitos foram os problemas encontrados na educação do município, gerando grandes desafios a serem enfrentados. Iniciamos a gestão com escolas sucateadas, merenda de péssima qualidade e em quantidade insuficiente para atender a demanda, número pequeno de alunos matriculados na rede de ensino, falta de equipamentos e mobiliários, quadro defasado de profissionais, falta de formação continuada, entre outros tantos problemas. Partindo desses desafios, grandes investimentos foram feitos nos últimos sete anos, levando a educação do município a se destacar em crescimento na qualidade de ensino.

Aumento do número
de matrículas na rede de ensino

A rede de ensino cresceu consideravelmente em número de alunos matriculados nos últimos sete anos graças aos investimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, que trouxeram para perto a comunidade escolar ao ganhar a credibilidade e aceitação dos pais e alunos. Os dados do Censo Escolar apontam o aumento de matrículas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) comparando o ano de 2017 com 2022.

Neste último ano, tivemos cerca de 2.360 alunos.

A rede de ensino, com ampliação do número de escolas, também aumentou a oferta de creches e da Educação de Jovens e Adultos, atingindo

a meta 1, que trata da universalização (até 2016, a educação infantil até a pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos e a ampliação da oferta de educação infantil em creches, até o ano de vigência do Plano Nacional de Educação – PNE), e a meta 9, que é elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional do Plano Municipal de Educação antes até de 2024. Podemos comprovar a evolução do aumento de matrículas através dos dados do Censo Escolar, conforme gráfico abaixo:

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pilar Censo Escolar – 2000 a 2022

Aprendizagem com qualidade

Outro ponto marcante na evolução dos indicadores educacionais é a melhoria do processo de ensino e aprendizagem através do atingimento das metas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estabelecidas através do IDEB nas últimas três edições, correspondentes à atual gestão. Para melhorar o nível de letramento e proficiência dos alunos, foi investido muito em formação continuada dos professores, melhoria na infraestrutura das escolas, tecnologia de ponta para favorecer o processo de aprendizagem, novos mobiliários e equipamentos, e no aumento do quadro de servidores efetivos.

Comparando os dados abaixo, referentes ao resultado do IDEB, percebe-se o grande avanço na melhoria dos indicadores de aprovação, no nível de letramento em leitura e no raciocínio lógico-matemático, e na permanência com qualidade dos alunos na escola, conforme gráficos 2 e 3. Comprovamos o aumento nos indicadores através dos resultados das avaliações aplicadas pelo INEP encontrados na página oficial do órgão federal através do Ministério da Educação.

Gráfico 2: Resultado IDEB Anos Iniciais

IDEB O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Veja o Ideb do país e a situação das escolas

Gráfico 3: Resultado IDEB Anos Finais

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um índice sintético que reúne dados de fluxo escolar (obtidos no Censo Escolar) e a média de desempenho nas avaliações (provas como o Saeb para Estados e Prova Brasil para os municípios), medindo a qualidade do aprendizado nacional e contribuindo para o estabelecimento de metas para a melhoria do ensino.

Na última avaliação, o município de Pilar saltou 49 posições em qualidade comparado com o resultado dos demais municípios alagoanos. Esse resultado colocou o município na 20ª posição em qualidade de proficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, comprovando a melhoria considerável da qualidade de ensino. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb) anos iniciais do Ensino Fundamental

Merenda escolar de qualidade

O desenvolvimento sustentável deve ocorrer de forma integrada e por meio de diferentes eixos, e perpassa decisões que são tomadas no âmbito das cidades. Portanto, os municípios são atores imprescindíveis para a sua concretização. Temas primordiais quando se fala de desenvolvimento sustentável são a redução das desigualdades, o combate à fome e a segurança alimentar.

Em Pilar, o projeto Plantando o Futuro está promovendo o desenvolvimento local e sustentável através da alimentação escolar. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos consumidos pelos estudantes da rede municipal na merenda, aliado à promoção da agricultura familiar. Este incentivo vem favorecendo a melhoria na qualidade do ensino no município do Pilar, ao apresentar uma merenda diferenciada para todos os alunos da rede de ensino, desde a educação infantil à EJA.

Com um aporte financeiro à merenda escolar por parte da Prefeitura, são ofertadas às creches e escolas de tempo integral 5 (cinco) refeições diárias com cardápios de qualidade, rico em nutrientes necessários ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Diariamente é ofertado aos alunos um desjejum (layout de alunos fazendo a merenda, incluir o desjejum, foto da capacitação das merendeiras, etc.) com alimentos naturais e diferenciados, promovendo também maior interação dos alunos em sala de aula.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, investiu mais de R$ 2,5 milhões, conforme gráfico abaixo, para complementação no fornecimento da merenda escolar. A mudança tem resultado em crescente melhoria no aprendizado e na permanência dos alunos em sala de aula. Com a ampliação da merenda, o percentual de alunos que permanecem diariamente na escola aumentou em torno de mais de 90% conforme frequência escolar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pilar, 2021 Disponível em: http://xxxdnn3963.locaweb.com.br:4001/Principal

Ampliação de Creches e Escolas

Com o início da gestão, no ano de 2017, mediante a situação precária de estrutura das escolas e a necessidade de ampliação do número de matrículas, foram construídas 8 (oito) novas escolas, sendo 4 (quatro) creches e 3 (três) escolas em bairros mais vulneráveis, que requerem uma atenção maior.

Com a construção dessas novas unidades, houve uma ampliação considerável no número de matrículas tanto na educação infantil, conforme dados apresentados abaixo, quanto na Educação de Jovens e Adultos.

As Tabelas 01, 02 e 03 comprovam que a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças entre os 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade é uma realidade no município do Pilar. Em 2022, das

1.169 crianças com essa idade, 1.160 estavam matriculadas em escolas, restando uma demanda reprimida de apenas 9 (nove) crianças.

Ampliação de Creches e Escolas

O crescente número de matrículas resultou no cumprimento da meta 1 estabelecida pelo Plano Nacional de Educação. Foram investidos mais de R$ 6 milhões na educação do município (PMP, 2022) e foram criadas duas escolas em tempo integral nos bairros com grande indicador de vulnerabilidade social, atendendo 557 alunos que passam o dia inteiro em atividades pedagógicas e recebem diariamente cinco refeições. Além das escolas em tempo integral, foi implantada uma escola bilíngue, com proposta de tempo integral, que oferta língua estrangeira e tem como objetivo garantir que todos os alunos concluam o ensino fundamental com o inglês fluente.

Tecnologia aliada a aprendizagem dos alunos

Com foco prioritário no processo de ensino e aprendizagem, o município fez um grande investimento na aquisição de 810 computadores de ponta (chromebooks) para os alunos e professores com o objetivo de aliar o uso da tecnologia às atividades pedagógicas. A iniciativa foi um grande diferencial para todas as escolas. Além da aquisição dos chromebooks, foi firmada uma parceria com o Google For Education para aperfeiçoar a formação de professores e conectar os alunos ao mundo tecnológico. Foram ofertados aos alunos 3 mil pontos de internet gratuitos para aperfeiçoar os estudos antes, durante e depois da pandemia de Covid-19, continuando até os dias atuais. Esse grande investimento em equipamentos tecnológicos ampliou consideravelmente o indicador de aprendizagem dos alunos com aulas
mais dinâmicas e interativas.

Investimentos em Mobiliários e equipamentos

Desde o início da gestão, em 2017, até os dias atuais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, vem investindo recursos financeiros na aquisição de equipamentos e mobiliários para modernização de todas as creches e escolas, além do fornecimento de fardamento e kit escolar para todos os alunos da rede de ensino, num investimento de R$ 6.097.339,64 de 2017 a 2021.

Esse esforço elevou o nível dos centros de ensino na estrutura física, proporcionando conforto aos alunos, e uma educação de qualidade, justificando assim o crescente número de matrículas apresentados neste relatório. Investir em equipamentos, mobiliários e kits escolares favorece o aprendizado, garante a credibilidade da comunidade e, acima de tudo, contribuiu para a melhora a qualidade do ensino ofertado.

Investimentos

Cumprimento das Metas do PME

Todas as ações de fortalecimento das matrículas; de construção, reforma e ampliação das escolas; de aperfeiçoamento da merenda escolar; de investimento em mobiliários e equipamentos, fardamento escolar e kit escolar; de formação de qualidade para professores; de atendimento educacional especializado para crianças com deficiência; de busca ativa escolar para os alunos com baixa frequência; e de investimentos tecnológicos modernizando as escolas contribuíram para que as metas do PME (Plano Municipal de Educação) fossem atingidas com grande êxito. A Meta 1 do PME foi alcançada com a ampliação do número de matrículas em creches e pré-escolas ultrapassando mais de 70% do total de crianças nascidas nas creches antes da finalização do prazo estipulado pelo plano, resultado da ampliação da oferta de matrículas com base na construção e reforma de escolas para atender toda a população de 0 a 5 anos de idade em tempo integral.

O desenvolvimento da educação no município também resultou no cumprimento da maioria das metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação, com destaque para a Universalização do Ensino Fundamental, a Erradicação do Analfabetismo e a Alfabetização dos alunos. O quadro de professores se mostra qualificado para o exercício do magistério, contando com 441 profissionais efetivos e contratados. Destes, 119 são docentes destinados à Educação Infantil. Os demais servidores como secretários escolares, merendeiras e profissionais de apoio totalizam 579 funcionários. São 26 professores do Complexo Esportivo, 24 diretores-gerais e oito adjuntos, 45 coordenadores pedagógicos e 23 técnicos. Com todos esses avanços, a Educação Infantil em Pilar tem crescido a cada dia, conforme apresentado no quadro abaixo:

Número da Educação infantil de 2013 – 2022

Fonte: EDUCACENSO/INEP/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira Técnica Responsável – Censo Escolar Municipal: RITA MÁRCIA DA SILVA SANTOS

Alunos

Plano Municipal
da Primeira Infância

Com o objetivo de estabelecer relações intersetoriais específicas e garantir direitos fundamentais às crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, o Município do Pilar busca, através do Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI, traçar metas e estratégias que se transformem em ações e garantam a promoção de uma infância plena, promissora e saudável para todas as crianças do município. As propostas apresentadas neste Plano Municipal pela Primeira Infância estão alicerçadas na concepção da criança como sujeito de direitos, antes mesmo do seu nascimento, e são resultado coletivo da representatividade de vários segmentos que contribuíram para a sua elaboração. A fim de garantir legitimidade e efetividade, assim como promover a sua continuidade ao longo dos anos, o PMPI do Pilar foi elaborado com a participação de diferentes setores da sociedade e o poder público, além de contar com contribuições das próprias crianças, principais sujeitos da política em questão.

A rede municipal de Pilar, no tocante à educação infantil, está organizada em 13 instituições escolares, entre as quais 12 localizadas na área urbana e uma na zona rural, sendo cinco pré escolas e oito creches onde são atendidos 2.307 alunos matriculados para o ano letivo de 2023. O atendimento a esses alunos não se restringe apenas às 13 instituições escolares, pois as crianças também são atendidas em outros espaços disponibilizados e mantidos pela educação municipal. Para atividades complementares, há o Complexo Esportivo Prof. Edson Maia de Queiroz, que oferta 20 modalidades esportivas. São elas: basquete, vôlei, handebol, badminton, hóquei na grama, ginástica rítmica, natação, fut 7, futebol de campo, tênis, esgrima, wrestling, judô, jiu-jitsu, futsal, vôlei de areia, futevôlei, atletismo, beach tênis e triatlo.

Há ainda seis salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE para atividades desenvolvidas para os alunos com deficiência, todas essas no contraturno da escola. Outro importante equipamento é o Espaço Cultural Mestra Bida, que oferta cursos para crianças e jovens pilarenses, como desenho, pintura, ballet, dança contemporânea, canto e violão. O local possui um amplo, confortável e climatizado auditório para 200 pessoas, disponível para eventos, reuniões, formações, capacitações, conferências, etc. A cultura é um importante aspecto da histórica Pilar. No ano de 2022, foi feita a revitalização da Casa da Cultura Arthur Ramos, que possui acervo sobre a história de Pilar e do seu patrono, que foi escritor, psiquiatra, psicólogo social, etnólogo, folclorista e antropólogo, sendo este um dos filhos ilustres da cidade, dentre tantos outros. Arthur Ramos foi um dos principais intelectuais de sua época. O Cine Pilarense também foi revitalizado e comporta 135 pessoas sentadas em confortáveis poltronas. O local, além da exibição de filmes, é utilizado para eventos diversos.

O projeto de revitalização buscou preservar aspectos originais do cinema de rua com características da arquitetura da época da sua construção. O Cine Pilarense, bem como o Espaço Cultural Mestra Bida, estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebendo aporte financeiro para a manutenção e lotação de profissionais. Pilar possui duas bibliotecas municipais, sendo elas a Biblioteca Prof. Arthur Ramos, que funciona no prédio da Casa da Cultura Prof. Arthur Ramos, e a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento Municipal Poeta José Benjamim. Ambas dão suporte aos estudantes que procuram se aprofundar no universo da leitura com rico e variado acervo

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